22 de agosto de 2012

Saindo do Brasil - Parte 1

Muitas pessoas deixam de sair do Brasil por medo, insegurança, ou até preguiça, do processo que enfrentarão até estarem aptos a deixar nossas fronteiras. Pois então pessoal, aqui estou eu para dizer a vocês que não precisam de receio, é mais fácil do que parece. Aí vão alguns passos para organizar a sua empreitada destino ao exterior.

Passo 1: Pra onde eu vou?



Esse passo é extremamente importante. Porquê? Cada país tem suas regras mediante a entrada de estrangeiros em suas fronteiras, portanto, fique atento. Países como Estados Unidos, Canadá e México exigem, além dos documentos usuais, uma entrevista com o viajante. Já ouvi por aí que nem sempre é necessária essa entrevista quando se diz respeito ao Canadá. Outro rumor é que a entrada aos EUA está mais fácil para brasileiros quando comparada a burocracia que havia no passado. Hoje, a maioria dos pedidos de visto tem sido aceitos exceto do chamado "grupo de risco" que são mulheres jovens e solteiras (para mais informações sobre o visto americano, consulte http://passagem-promocao.com/visto-eua-com-br-dicas-para-tirar-visto-americano/).




Para os demais locais do globo, a documentação necessária é mais ou menos parecida: fotos 3X4, passaporte, formulário oficial preenchido (pode ser encontrado no site de cada consulado) comprovantes de que você pode se manter no local (varia dependendo de qual país você irá visitar), seguro de saúde durante o tempo que irá ficar no país (nem sempre exigido mas extremamente recomendado!), demonstrativo de hospedagem (em alguns casos), uma justificativa do porquê da sua viagem (caso seja uma viagem de estudos, um programa da universidade e sua carta de aceitação). 
No caso específico de países como a Espanha, do Tratato de Schengen, esses vistos só são necessários para estadias superiores a 3 meses. Para estadias maiores de 6 meses, além da documentação relatada acima, ainda é necessário um certificado médico de que "está tudo OK" e um certificado de antecedentes criminais ("Nada consta"). Isso, enfatizo, só para estadias acima de 6 meses.




Para estadias abaixo de 3 meses, para países do Tratado, não faz-se necessário o visto, apenas a seguinte documentação na hora de embarque: passaporte, passagens nominais de ida e volta, seguro de saúde durante o seu tempo de estadia no país, justificativa do motivo pela qual está viajando, comprovante de hospedagem no local e comprovante de recursos para realizar a viagem.
Vale a pena pesquisar nos sites dos consulados de cada país as devidas exigências para o visto. O que foi relatado aqui é uma visão geral mas, para garantir, é sempre bom buscar informação nos sites consulares específicos, pois podem haver determinações específicas exigidas por cada país. Uma delas por exemplo é a vacina de febre amarela. Países como Austrália, Indonésia e boa parte dos países africanos cobram dos imigrantes o certificado internacional de vacinação, com comprovação de vacina para prevenção da febre amarela. Você pode adquirir essa carteirinha facilmente em aeroporto internacionais brasileiros, mais especificamente, na ANVISA (basta levar a sua carteirinha de vacinação nacional, o processo é super rápido).



Sei que pode parecer um processo muito burocrático, mas não é. São documentações de fácil acesso e até a parte que envolve a polícia federal (antecedentes criminais e passaporte) revela-se um procedimento rápido e pouco burocrático.
Além disso, dependendo da cidade onde se encontra o consulado de seu interesse, você pode aproveitar para dar uma esticadinha e fazer um belo turismo! Por um exemplo, há consulado da Espanha em Brasília, São Paulo e...Rio de Janeiro! Para onde você acha que eu fui? Curtir uma prainha carioca! Portanto, tente fazer dessa situação "meio chata" uma oportunidade de se divertir também!





Dica Final!
Vale lembrar! Na hora do embarque é super importante que você esteja com algum dinheiro "in cash" para dar um pouquinho mais de respaldo ao tópico "tenho condições de me manter ali". Isso diminui as chances de aborrecimentos na fronteira.

Galera, depois de toda essa parte chata de como sair do país sem constrangimentos e surpresas, seguiremos para o passo 2 que eu, particularmente, acho bem mais agradável: fazer as malas! Só que isso fica para depois. Em breve, confiram aqui a parte 2 de Saindo do Brasil.

Depois quero saber o que acharam e, se rolar alguma dúvida, sintam-se livres para perguntar. :)

Besos y adios:*


21 de agosto de 2012

Iai pessoal, tudo bom?
Então, acho que a primeira coisa a se fazer quando se inicia um blog é se apresentar, não é? Pois então, aí vai:
Meu nome é Fernanda, mas atendo também por alguns outros nomes que surgiram com a vida, como Dendê e Feliz. Tenho 22 anos, orgulhosamente. Moro em cidades diferentes, dependendo da época do ano, o que já diz muito sobre mim e sobre o porquê da criação desse blog: Sim, eu adoro viajar e mudar de ambiente, sempre que posso.
Sendo assim, pensei em escrever um diário divertido sobre as minhas últimas aventuras de viagem, mas não só isso... resolvi que adoraria ajudar os novos viajantes em suas novas aventuras, pelo Brasil ou por esse mundão afora! Portanto, nesse blog você encontrará dicas sobre como viajar: aonde se hospedar, qual meio de transporte usar (e quais não usar nunca!), aonde pedir socorro se algo der errado, o que visitar, enfim, uma diversidade de coisas.
Nos últimos seis meses estudei na Espanha (bons tempos!) e, durante minha breve estadia na Europa, tive a oportunidade de viajar a alguns lugares dentro e fora do velho continente. Lugares exóticos, turísticos, pacatos, românticos... foram muitas as experiências e muitas as dicas que tenho para dar para aqueles que pretendem "se jogar" em uma boa viagem. Espero que gostem e tentarei fazer o meu melhor para auxiliar todos vocês, novos e velhos aventureiros.
Então, apertem os cintos que vamos começar o nosso tour pelo mundo! ;)