31 de outubro de 2012

1ª parada: Salamanca

A Espanha é um lugar lindo!

Digo a Espanha porque ela é toda cheia de encanto. Seja nas cidades pequeninas, com suas bonitas casinhas e igrejas monumentais, ou nas capitais, com seus museus, bares e parques, a Espanha reserva momentos e sensações deliciosas.

Além da culinária deliciosa (os tapas, a paella, os frutos do mar em geral), suas cervejas (que saudade da Cruz Campo!), ali encontramos uma arquitetura riquíssima, e um povo muito receptivo e falante. A princípio, você pode vir a achar os espanhóis meio grossos sim, mas é tudo uma questão de tempo e costume. Os "por favor" não são muito comuns ali mas, quando se trata de diferenças culturais, temos de tentar aceitar né? Já diziam por aí: "O melhor remédio contra qualquer tipo de preconceito é viajar".



Pois bem, sem mais delongas, não há melhor lugar para começar a falar sobre a Espanha do que àquela cidade onde vivi, não acham? Pois então, Salamanca é uma gracinha.
Importante começar dizendo como chegar ali. Para ir até Salamanca de Madrid, que é o que normalmente acontece, é bem simples. Dentro do próprio aeroporto você pode comprar suas passagens na loja de viagens do "El Corte Inglés", que fica no terminal 1, por aproximadamente 25 euros. Digo aproximadamente porque há uma taxa que essa agência cobra, que, se me recordo bem, era de 6 euros por compra. Você pode se juntar com seus amigos para comprar ali e cada um pagar um pouco da taxa ou pode arriscar e ir até o estacionamento do terminal 1, onde estão os ônibus  Ali, não se paga a taxa mas existe a probabilidade de não haver mais passagens né? Então, na minha opinião, vale a pena pagar um pouco mais pela garantia de sua passagem no horário desejado. Há diversos horários de ônibus que saem do aeroporto mas, fique ligado, não é de hora em hora não. Para um ônibus de hora em hora você deve pegar o metrô, no próprio aeroporto, e ir até a "Estación de autobuses" chamada Mendez Alvaro.


Passo a Passo: pegue o metrô no terminal 3 do aeroporto Barajas, vá até a estação Nuevos Ministerios e de lá, até a Mendez Alvaro. Siga essa dica e é moleza chegar lá! A empresa que faz o transporte tanto do aeroporto quanto da estação é a Avanza. 
Para maiores informações sobre horários de onibus consulte: http://www.avanzabus.com/web/.

Agora você já está em Salamanca, aonde ir?
Não há dúvidas quanto a resposta: Plaza Mayor!
A "Plaza Mayor" é a praça principal em Salamanca e é linda! Super agradável para um picnic num dia ensolarado, um sorvetinho com os amigos ou um passeio com a família. A praça é enorme e de uma imponência assustadora! Vale a pena conferir.



Além dela, uma boa visita a "Catedral Vieja e Catedral Nueva" é uma boa pedida. São lindas catedrais, uma do lado da outra, com um estilo gótico bem marcante. Na catedral vieja há até um astronauta, esculpido após sua reforma, em homenagem a Iuri Gagarin, super curioso.


Após essa visitinha, é obrigatório ir a Casa das Conchas e zanzar pelos arredores da antiga "Universidad de Salamanca" (como a fachada com a famosa rã - quem consegue encontrá-la, dizem, terá sorte nos estudos - e o Pátio de las escuelas menores). É tudo muito pertinho e propicia a todos os visitantes lindas fotografias e bons momentos.


Para finalizar esse breve passeio por Salamanca sugiro a "Puente Romana". Conhecê-la e depois fazer um bom picnic no "Parque de los jesuítas" é um programão gostoso e muito romântico, caso seja esse o intuito da sua visitinha!



Agora, para aqueles visitantes que pretendem alongar a sua estadia e passar boas noites nessa cidade, vale a pena ir a "La chupiteria" que é muito pertinho da Plaza Mayor. Ali você poderá provar o famoso "Diablo Verde", um shot verde incrivelmente forte (mas se preparem, se forem experimentar, estejam com pessoas sãs e que não irão prová-lo, ele é bem intenso e você pode precisar delas para voltar para casa!).



Além da Chupiteria, boas dicas são os bares Submarino e o delicioso Paniágua, se você quiser curtir uma boa música e deixar suas marcas nas paredes do bar. Além disso, jogar totó e beber meio litro de suas bebidas preferidas também são boas opçãos que esse bar oferece. Para quem gosta de uma boa salsa, ir ao "Le Suite" é uma boa pedida. Para fechar a noite, recomendo a boate Kandávia, que tem músicas dançantes e é enorme. Quando digo fechar a noite é porque os espanhóis, minha gente, tem uma mania muito divertida de trocar de bar durante a noite. Então, você começa em um bar e vai trocando até as 7 da manhã, quando já é hora de voltar para casa né?

Enfim, cansei de falar de Salamanca já, agora é hora de conferir as dicas, não acham?
Espero que elas sirvam para ajudar alguém e, se servir, adoraria saber como foi a experiência. Para quem conhece, sintam-se livres para comentar, discordar e agregar informações a esse post.

Vejo vocês em breve, continuando nosso tour pela Espanha!
Besos! :*


Um comentário:

  1. Faltou falar do excelente jamón de Salamanca! Com muitas e excelentes variedades!

    ResponderExcluir